Porque é que os homens adormecem logo depois do sexo?

Licença: CC Attribution-NonCommercial 2.0
 
É uma verdade indiscutível: usualmente os homens adormecem logo depois do sexo. Contudo, nenhuma mulher deve pensar que isto acontece porque a prestação dela foi um tédio, ou porque o homem não a ama ou que ao homem só lhe interessa apenas o sexo e nada mais. Os homens adormecem depois do sexo por inúmeras razões e nenhuma delas tem a ver com a relação ou com a mulher. Na realidade, como bem se costuma dizer: isto não é nada de pessoal. Então quais são as razões?

O corpo do homem sofre transformações químicas

Com o orgasmo, o homem liberta prolactina: um bioquímico que o corpo produz quando esteve sujeito a um esforço físico, seguindo-se o cansaço. Quando uma mulher não chega ao orgasmo, ela continua com energia acumulada, e devido ao corpo ainda se sentir excitado, ela continua com energia para falar acerca de muita coisa, fazer carícias e miminhos, enquanto ele..., bem, ele está mais virado para falar com o "João Pestana".
Adicionalmente, o esforço físico seguido do clímax liberta um cocktail de bioquímicos cerebrais como serotonina, noradrenalina, óxido nítrico e a hormona prolactina. A libertação da prolactina provoca uma sensação de relaxamento, usualmente necessário para que um homem consiga ter uma nova erecção; quanto mais quantidade de prolactina um homem libertar depois do orgasmo, mais tempo demorará a recuperar do mesmo. Como os níveis de prolactina aumentam durante o sono, este também é um dos motivos porque o homem sente sono depois do orgasmo, é uma espécie de ciclo vicioso. Contudo, ainda não existem explicações para o facto de o homem libertar mais prolactina durante o acto sexual do que com a masturbação, pois um homem depois de se masturbar não sente necessariamente vontade de dormir.
O atingir do orgasmo também faz com que os músculos que produzem energia através da transformação do glicogénio muscular, diminuam a sua produção, levando o corpo a sofrer um relaxamento e dando origem à sonolência. Isto tem mais tendência a acontecer nos homens do que nas mulheres pois os homens têm mais massa muscular do que as mulheres.
Por fim, os bioquímicos como a oxitocina, ácido gama-aminobutírico, prolactina e endorfinas - todos eles contribuem para a sonolência depois do sexo. Existe uma ênfase maior na oxitocina, pois este bioquímico é um vasodilatador natural que quando produzido reduz o nível de stress, levando a uma sensação de grande relaxamento que pode levar à sonolência.

Perdeu o espírito do momento

O sexo, para a maioria dos homens, é um momento que é absolutamente eufórico e onde toda a capacidade de focalização está nesse momento. Quando o homem atinge o clímax, o momento para ele termina, e o sentimento mais espiritual ligado ao momento também cessa, levando-o a desligar. A diferença para a mulher é que para ela o orgasmo é um sentimento mais transcendental do que para o homem, a mulher sente que este momento transcende o corpo e se eleva a algo mais espiritual. Na mulher, o orgasmo é algo interno: existe uma explosão de energia interna; ao oposto do homem que tem uma explosão de energia externa (ejaculação), perdendo desta forma a energia e levando-o a ter de a recuperar. Isto é algo que é muito bem abordado pela filosofia associada ao sexo tântrico. Este tipo de prática ensina, especialmente ao homem, a manter a energia interna, para que ele e a mulher se mantenham unidos de forma espiritual, dando origem a uma perspectiva mística do sexo, elevando o acto sexual a um plano espiritual bem mais grandioso, e até mesmo sagrado, significando a unificação da energia masculina com a feminina.

É noite

Isto é uma razão bem óbvia, que por vezes se esquece. Na maioria das vezes o sexo ocorre à noite e na cama, logo antes de adormecer, por isso existe uma razão bem óbvia para o homem adormecer: está na hora de o fazer e têm sono. Usualmente o acto sexual é algo cansativo, por isso é natural que depois de um bom momento, o homem sinta vontade de relaxar, entrando no mundo dos sonhos.

Gosta menos de conversar

Em geral as mulheres são mais "verbalizadoras" dos seus sentimentos do que os homens. A verbalização dos sentimentos para uma mulher é usualmente mais fácil, sendo esta capacidade aplicada também depois do sexo; querer partilhar aquela intimidade em palavras com o parceiro e continuar a sentir o carinho que o sexo representa para ela, é muitas vezes algo de natural. Contudo o homem tem mais dificuldade em verbalizar sensações e sentimentos, e com o cansaço que se deposita depois do acto, esta dificuldade ainda se torna mais evidente. No entanto, existem sempre formas de conseguirem equilibrar esta situação, pois acarinharem-se depois do sexo é uma excelente forma de fortalecer os laços emocionais, melhorando a relação, por isso nem que seja por apenas alguns momentos, devem de o tentar fazer.

E como manter o homem acordado depois do sexo?

  • Se um homem sentir fome, a probabilidade dele se manter acordado é bem maior, por isso sexo antes do pequeno-almoço ou de uma refeição é ideal.
  • Dificilmente o homem adormece se souber que vai passar na TV a série favorita dele, por isso nada como suscitar uma sessão de sexo algum tempo antes; se ele não tiver uma série de TV favorita, então antes de um jogo de futebol da sua equipa eleita, é certo que não adormecerá!
  • Acordarem um certo período de tempo para fazerem miminhos depois do sexo é uma boa opção; façam um acordo entre aquilo que um e outro gostariam.
  • Se aumentarem a intensidade da luz conseguirão uma boa forma de manter também a mente desperta, pois uma luz difusa dá mais sonolência que uma luz mais esperta.
  • Depois do sexo, tomem um duche juntos, onde poderão relaxar, conversar e brincar com as bolhas de sabão.

Nem sempre…

Mas… não é só o homem que adormece depois de um orgasmo; quer o homem, quer a mulher experienciam uma sensação de relaxamento e vontade de passar pelas brasas. E ainda!: nem todos os homens adormecem depois do orgasmo, existem alguns que gostam mesmo de ficar a fazer miminhos, sendo a mulher a primeira a adormecer...
No geral, é importante que qualquer mulher saiba que se o homem adormecer depois do orgasmo, o problema não é dela, nem dele. É um facto, e em nada significa que a relação é melhor ou pior ou sequer que esteja em risco, ou mesmo que não se amem loucamente. Na realidade, se um homem adormecer é porque está satisfeito, nada mais. Contudo, minhas senhoras, mais vale o homem adormecer depois, do que durante, pois foi feito um estudo em Inglaterra a 10.000 homens que revelou que 48% deles adormecia durante o sexo.
 
Fonte: http://anossavida.pt/artigos/porque-que-homens-adormecem-logo-depois-sexo

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem